Leonardo Paulino
  • Home
  • Contato
Rachel Botsman palestrando
1 de junho de 2018

Em quem você pode confiar? Por Rachel Botsman

admin Atualidades e histórias, Livros

Resenha do livro “Em quem você pode confiar?”, de Rachel Bostman. 

Este livro, Who You can Trust (2017) (Em Quem você pode Confiar) analisa o passado, o presente e o futuro da confiança. A autora aborda as questões mais proeminentes da nossa era em rede, questionando o motivo pelo qual nós confiamos em pessoas totalmente estranhas nos aspectos mais íntimos das nossas vidas. Ela também explora a questão das novas tecnologias, como os blockchains, que continuarão a revolucionar nossas relações.

Rachel Bossman é escritora e palestrante, cujo o trabalho tem sido publicado no New York Times, Harvard Business Review e em outros muito lugares. Sua fala na TED já foi visualizada mais de 4 milhões de vezes em mais de 29 línguas. É também autora do livro What’s Mine is Yours. 

1 – O que têm para mim? Um tour através da história da confiança 

A autora introduz o assunto falando da era online, dos jornais impressos e das tecnologias disruptivas que atualmente tem mudado no nosso mundo, analisando a confiança até o presente momento.

2 – A confiança abre as portas para o mundo

A autora analisa a definição de confiança no aspecto da definição virtual, afirmando que a confiança abriu a porta para o mundo, expandindo os horizonte. Ela defende seu argumento, exemplificando as compras on-line e os diversos serviços realizados pela rede.

“Trust is a confident relationship with the unknow” (Confiar é uma relação confiante diante do desconhecido)

3 – A terceira revolução da história da humanidade em andamento

A confiança é  que puxa os negócios. Antes da nossa era atual, houve dois períodos distintos. Eles podem ser definidos como:

(1) A era da confiança local:  ocorreu antes da industrialização e do surgimento da emergência das sociedades complexas, onde as relações ocorriam face a face, e os negócios aconteciam dentro de pequenas vilas.

(2) A era da confiança institucional: ocorreu com as transformações advinda da era da industrialização, onde os negócio passam a abranger grandes distâncias, com empréstimos e bônus globais, transcendendo as fronteiras, ampliando a importância das instituições bancárias e governamentais.

Mas agora a natureza da confiança está mudando novamente mais uma vez na atual era da globalização. Nós estamos entrando na era da confiança distribuída, ou seja, a horizontalização das relações entre pares, ao invés das relações hierárquicas entre as instituições e cidadãos. 

Um exemplo bem prático foi a orientação no passado dos pais aos filhos para que jamais entrasse em carro de estranhos, mas, atualmente, tem-se milhões de nós diariamente usando o Uber.

4 – A confiança institucional jamais sobreviveria na era da digitalização

A autora argumenta que existe um ceticismo em relação a confiança nas instituições, especialmente com o avanço das mídias sociais, fazendo a vida de uma forma geral mais transparente. Ela cita como um bom exemplo a crise americana de 2008, onde nossos os olhos foram abertos para realmente atentarmos como grande instituições estão caminhando.

5 – A economia compartilhada é tanto quanto um produto da confiança distribuída

A autora argumenta que as negociações de produtos e serviços tem sido revolucionada em virtude da criação mútua de confiança entre os usuários. As transações online são viáveis por que existem regras que protegerá as partes se algo ocorrer errado.

6 – Nós nos tornamos mais confiáveis quando sabemos que estamos sendo avaliados por nossos pares

A autora argumenta que as tecnologias atuais, especialmente com o advento dos ratings (avaliações) denunciam traições de curto prazo com consequências incalculáveis no longo prazo, podendo levar a perda de reputação. As avaliações tem nos permitido confiar em pessoas completamente estranhas.

7 – A china pretende implantar um sistema de avaliação para todos os cidadãos até 2020

China está implantando um sistema chamado Chinese Social Credit System (SCS). A tarefa do sistema é avalizar todos os cidadãos chineses no que concerne a confiabilidade.

8 – A tecnologia conhecida como “blockchain” revolucionará o caminho da confiança

A autora aborda a questão das moedas digitais no que concerne a confiança nas transações, possibilitando transações a nível mundial.

Para meditarmos diante do exposto acima:

“Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim: muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará” (Dn 12.4)


Fonte: Blinkist aplicativo. Acesso em 1/6/2018.

Fonte foto: https://www.google.com.br/search?q=rachel+botsman&client=psy-ab&hl=en-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjq2rm_wLLbAhUEI5AKHWoCDWgQ_AUICigB&biw=1440&bih=803#imgrc=3FUieG1oy4pZzM:. Acesso em 1/6/2018.

 

 

 

Posts relacionados

Storytelling

Livros

Um livro muito interessante sobre Storytelling

Coisas simples

Atualidades e histórias

Uma experiência simples com a voz de Deus

Senhor Durvalino

Atualidades e histórias, Palavra e ensino

Um encontro com a longevidade



Leonardo e Mônica Paulino
Palavra, ensino, livros, atualidades e missões

PRESENÇA ONLINE

CATEGORIAS

  • Atualidades e histórias (12)
  • Livro "E Eu Achei que Tinha Perdoado" (1)
  • Livro "Ouvindo o Espírito" (1)
  • Livros (3)
  • Nations Help (1)
  • Palavra e ensino (14)

POSTAGENS RECENTES

  • EnsinoO Reino de Deus e Missões
    29 de março de 2019
  • Espírito SantoO Espírito Santo e a obra missionária
    23 de março de 2019
  • meninoMaturidade Espiritual e o Amor Ágape
    22 de fevereiro de 2019
  • StorytellingUm livro muito interessante sobre Storytelling
    14 de fevereiro de 2019
  • Paralisia e Avivamento EspiritualParalisia e Avivamento Espiritual
    7 de fevereiro de 2019

APOIO

Leonardo Paulino

Leonardo Paulino é servo de Cristo, escritor e pastor da Comunidade Cristã da Zona Sul (Belo Horizonte). É fundador  e presidente da ONG Nations Help e professor universitário. É graduado em Administração (Unicentro Newton Paiva), Especialista em Gestão Empresarial (FGV) e Mestre em Administração (Fumec). Cursou Teologia Ministerial (CPN) e Liderança Avançada pelo Haggai Institute (EUA). É casado com Mônica Porto e pai do Davi.

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
(Hb 4.12; ARA)